A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

objetivo fundamental de um sistema de cabeamento estruturado é organizar e unificar...

objetivo fundamental de um sistema de cabeamento estruturado é organizar e unificar as instalações de cabos existentes e os novos sistemas de cabeamento em edificações tanto residenciais como industriais e comerciais.

Vamos pensar novamente no escritório com vários colaboradores trabalhando. Um destes profissionais se levanta para ir beber água, porém, no caminho está um dos cabos da rede de compartilhamento do servidor, ele tropeça e desconecta toda a estação de trabalho.

Um acidente como este provoca um estresse muito grande, pois arquivos que estavam guardados se perdem, tarefas que estavam sendo executadas atrasam, enfim, o desplugar de um cabo compromete a produtividade de uma empresa.

O Sistema de Cabeamento Estruturado evita que tais situações aconteçam começando pelo seu local de instalação. Geralmente, essa infraestrutura fica armazenada em um ponto específico, protegida por uma porta de acrílico e isolada dos outros móveis. Os cabos são conectados aos roteadores e switches, não ficando expostos às áreas comuns de deslocamento, evitando acidentes.

Além disso, o cabeamento permite uma vida útil do sistema de até 10 anos, atuando na gestão de acesso a rede local, roteadores, switches, entre outros equipamentos. Fato que proporciona ter uma estrutura que o auxilie por longo prazo, gerando economia, eficiência e abertura para implantação de novas tecnologias.